Como sair da depressão com apenas 14 dicas

14 dicas para superar a depressão

1. Seja mais otimista
        Conhecendo pessoas deprimidas é fácil notar que elas possuem a características de ser pessimistas e derrotistas. É claro que isso é sintoma da doença, mas esses pensamentos contribuem para a continuidade da melancolia.

Principalmente por que o pessimista tende a encarar os problemas como se eles fossem muito maiores do eles realmente são. Se você tem dificuldades em ver o lado positivo da vida leia Aprenda a ser otimista 

2. Melhore sua autoestima
Mostre-me um depressivo e eu te mostro alguém com baixa autoestima. Estar insatisfeito com si próprio, ou ser dominado por sentimentos de inadequação estão entre as principais causas de da depressão.

Não que a autoestima seja o remédio definitivo para esse problema, porém quem gosta e confia em si mesmo tem mais facilidade para enfrentar os desafios da vida.


3. Afaste a solidão
Pessoas solitárias estão entre as mais depressivas, por isso passe mais tempo com os amigos e com a família. Fique perto de pessoas que sejam de bem com a vida. Ficar sozinho e se isolar só fazem aumentar a tristeza e o sentimento de vazio. Se você é o tipo de pessoa que tem dificuldades em fazer amigos leia:
 Como fazer amigos e ser sociável 

4. Controle a ansiedade
       Pesquisas recentes realizadas, por médicos e psicólogos, comprovaram que a depressão e ansiedade estão diretamente relacionadas.  Explicando melhor, depois de um período de ansiedade o humor psicológico deprime. Por é interessante que você 

5. Mude de fora para dentro
A displicência com a aparência e o descuido com a casa são indicadores de que as coisas não estão bem. Quando você começa a arrumar a sua bagunça ocorre uma coisa intrigante, é como se você conseguisse organizar (simbolicamente) seus conflitos e confusões interiores, como costumam dizer “é uma terapia”.

Os cuidados com a própria aparência também melhoram a motivação pessoal e tiram os problemas do foco da atenção. Além disso, permanecer em um ambiente desorganizado e sujo aumenta os sentimentos de tristeza e desânimo.


6. Aprenda a solucionar os seus problemas
Por vezes a sua depressão está vindo de um problema real do qual você não encontra solução. Pessoas deprimidas tendem a acreditar que são incapazes de resolver seus conflitos ou que seus problemas não têm resolução.

7. Tome banhos de sol
A exposição à luz solar é necessária para que o corpo a libere algumas vitaminas que ajudam a diminuir a tristeza e o desanimo. A luminosidade também interrompe a produção de melatonina, hormônio ligado à sensação de sonolência e cansaço.
       
8. Tenha um animal de estimação
Os bichinhos ajudam a mudar o estado de humor e fazem os donos rirem mais. Além de servirem de companhia, os pets obrigam os seus proprietários a serem mais ativos (pelo menos para arrumarem a bagunça que eles fazem).

 Cachorros, por exemplo, forçam os donos a os levarem para passear, desse modo os criadores têm que sair de casa, ao fazerem isso se pode ter contato com outras pessoas, fazer um pouco de atividade física e tomar um sol.

Os animais ajudam tanto na melhora da depressão e outros transtornos que passaram a ser usados em processos terapêuticos como, por exemplo, na equoterapia.

9. Ajude outras pessoas
Em uma pesquisa da Universidade de Michigam foi constatado que o trabalho voluntário estimula a produção de hormônios que combatem o estresse e a depressão. Isso não é exatamente uma novidade, pois já é sabido que se sentir útil e funcional afasta as sensações de tristeza e vazio.

10. Entenda o seu problema
Quanto mais informações você tiver a cerca da Depressão e das suas causas, mais ferramentas você vai ter para combater esse mal. Por isso sempre que puder leia um artigo ou assista a um vídeo que fale sobre ela. 

11. Evite bebidas alcóolicas
Está inserido na nossa cultura, que quando se está triste o álcool é o melhor remédio. No caso do deprimido este conceito pode levar ao alcoolismo.

O mais absurdo é que o álcool é neurodepressor, ou seja, ele intensifica os sintomas da depressão, ao invés de ajudar, na verdade ele só te joga mais na fossa.

12. Durma bem
        O sono repõe as energias, ajuda a tirar os problemas do foco da nossa atenção, ele ainda contribui com a produção de neurotransmissores, a falta de sono aumenta o stress o mau humor e o cansaço.

Um grande problema é que a depressão por vezes causa insônia, em todo caso, no Dicas para dormir bem, você encontra algumas sugestões para voltar a ter boas noites de sono.

13. liberte-se o passado
        Assim como com a ansiedade está relacionada à preocupação com o que o futuro nos reserva, a depressão quase sempre se relaciona ao sofrimento de algo que já perdemos ou a uma dor pela qual já passamos. Em suma a depressão é o excesso de passado em sua mente, libertando-se do passado você pode se curar da depressão.

14. Imponha-se
      Aguentar desaforos o tempo todo pode deprimir qualquer pessoa, do mesmo modo que sentir que estão abusando da sua boa vontade pode te jogar para baixo. Não que você deva armar barracos o tempo todo, mas também não dá para ser o capacho do mundo. tente algo inovador para sanar seus problemas.



Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário

Mais acessados